• Diagnóstico Empresarial
Objetivo:
Buscar o autoconhecimento empresarial, realizando uma imersão nas estruturas econômica, financeira, patrimonial e estratégica do negócio, apontando medidas que visem à melhoria de performance, objetivando melhor rentabilidade e lucratividade.
Como Funciona:
Através da análise aprofundada da documentação pertinente (balanços, contratos, planos e políticas), conjuntamente às anamnésias desenvolvidas juntos a executivos e demais colaboradores, direciona-se o foco para um trabalho de aperfeiçoamento das ações tratadas nos âmbitos tático, operacional e estratégico.
Resultados Esperados:
Identificar ineficiências, oportunidades e novos potenciais do negócio, através de um trabalho contínuo, apontando as diretrizes e indicadores que devem nortear a gestão da empresa.
Performance
Construção do planejamento, implementação e acompanhamento de ações e resultados críticos para a organização. Otimização das condições que darão sustentação ao negócio hoje e no futuro, através de soluções como:
• Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa
Objetivo:
Estabelecer controles, elaborar cenários e realizar projeções dos resultados econômicos e financeiros, visando maximizar o retorno do capital investido e contribuir com a execução do planejamento estratégico.
Como Funciona:
Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa é constituída pelos seguintes pontos:
•Elaboração do Fluxo de Caixa;
•Elaboração do orçamento anual e revisões;
•Acompanhamento diário do fluxo e mensal dos resultados, analisando as variações de orçamento x realizado;
•Apoio à tomada de decisão para a destinação dos recursos financeiros;
•Análise dos indicadores econômico-financeiros.
Resultados Esperados:
Mitigar os riscos de falta de liquidez, aumento do endividamento, redução da rentabilidade e lucratividade da empresa.
• Programa de Prevenção de Perdas
Objetivo:
Prevenir e reduzir as perdas relacionadas à atividade fim do negócio.
Como Funciona:
•Entender qual é o funcionamento dos processos identificando os pontos de fragilidade que favorecem o surgimento das perdas;
•Realizar um mapeamento dos pontos vulneráveis, das causas e do tamanho das perdas que estas vulnerabilidades geram;
•Tornar as perdas conhecidas e mensurá-las;
•Desenvolver indicadores alvo e implementar o Programa de Prevenção/Redução de Perdas afim de evitar ou reduzir as perdas da Companhia, cujo principal foco são os estoques de produtos.
Resultados Esperados:
Aumentar a lucratividade do negócio com a redução dos custos e despesas com perdas, principalmente, relacionadas à atividade fim (estoques de produtos para revenda, ponto de venda, atendimento, entre outros).
• Estruturação Organizacional
Objetivo:
Definir e comunicar os papéis das áreas e pessoas, de forma a contribuírem para o alcance dos objetivos estabelecidos, visando a melhor estruturação do processo decisório.
Como Funciona:
A Estruturação Organizacional é constituída pelos seguintes pontos:
•Análise da estrutura atual e identificação dos problemas;
•Definição do modelo de estrutura organizacional que mais se adequa à estratégia da empresa;
•Definição do plano de ação para contemplar a mudança da estrutura organizacional;
•Comunicação da nova estrutura aos gestores e demais colaboradores.
Resultados Esperados:
Melhorar a eficiência e a produtividade da empresa através da organização dos seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis para o atingimento dos objetivos estabelecidos.
• Melhoria de Processos e Rotinas
Objetivo:
Tornar os processos e rotinas adequadamente alinhados ao atingimento dos objetivos do negócio.
Como Funciona:
•Entender as rotinas do negócio;
•Mapear os processos atuais ("As Is");
•Identificar os gargalos que possam tornar os processos e rotinas ameaças ao atingimento dos objetivos;
•Desenhar os processos e rotinas ideais com os ajustes e alterações necessárias ("To be");
•Validá-los com a Administração
•Formalizá-los (Políticas, Normas, Manuais);
•Implementá-los;
•Acompanhar.
Resultados Esperados:
Atingir as metas do negócio, ganho de produtividade, segurança da informação, melhoria na comunicação e retenção do conhecimento na Companhia.venda, atendimento, entre outros).
• Planejamento Estratégico
Objetivo:
Orientar os negócios, produtos e serviços da empresa de modo que gerem lucros e crescimento planejados, adequando objetivos e recursos da empresa, acompanhando as mudanças e oportunidades de mercado.
Como Funciona:
O Planejamento Estratégico é constituído pelos seguintes pontos:
•Definição da visão e missão e valores da empresa;
•Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);
•Definição da estratégia e objetivos estratégicos;
•Elaboração do Plano de Ação;
•Controlar e avaliar a implementação do Plano de Ação e atingimento dos objetivos estabelecidos.
Resultados Esperados:
Maior alinhamento da empresa, melhor conhecimento sobre os clientes e concorrentes, maior comprometimento dos colaboradores a atingir os objetivos traçados, maior eficiência na tomada de decisões, maior previsibilidade, menor risco e por fim uma melhor condição de captação de recursos.
• Planejamento e Controle Comercial
Objetivo:
Desenvolver a estratégia comercial da organização, com os desdobramento dos objetivos, metas e ações a serem realizadas.
Como Funciona:
O Planejamento e Controle Comercial é constituído pelos seguintes pontos:
•Análise do mercado e novos potenciais;
•Definição dos objetivos de curto e médio prazos;
•Revisão das fontes de vantagem competitiva;
•Análise da força de vendas e canais de distribuição;
•Revisão da estratégia de precificação e condições comerciais;
•Definição de métricas indicadores de gestão da performance comercial;
•Melhoria do processo de gestão e alinhamento operacional (S&OP);
•Revisão das margens de contribuição dos produtos e clientes.
Resultados Esperados:
Melhoria na acurácia da previsão de vendas, redução dos níveis de estoque, melhoria na relação com clientes e fornecedores, maior integração entre as diversas áreas internas e maximização o retorno financeiro.