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• Diagnóstico Empresarial

Objetivo:

Identificar as principais causas das dificuldades enfrentadas pela empresa, realizando uma imersão nas estruturas econômica, financeira, patrimonial e estratégica do negócio, apontando medidas que visem à mitigação do cenário de crise.

Como Funciona:

O foco inicial do diagnóstico é desenvolver análises de cunho financeiro e econômico, identificando as origens e aplicações de recursos – receitas, custos, despesas e margens- de que forma isso impacta na geração de resultados do negócio e como ocorre sua conversão em caixa. 

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Posteriormente à análise econômico-financeira, é realizado um exame patrimonial: como ativos e passivos estão relacionados entre si, através da avaliação de contratos, natureza das garantias e a relação existente entre essas obrigações com o patrimônio da empresa e sócios. Ato contínuo, são realizados os diagnósticos microeconômico (pertinente ao setor de atuação do cliente), macroeconômico (como as atuais condições da economia influenciam no negócio) e estratégico (olhar panorâmico sobre as principais diretrizes organizacionais da empresa).

Resultados Esperados:

Identificar a origem dos problemas e apontar tanto medidas de caráter emergencial como de maior prazo de maturação, melhorando a imunidade do negócio e preparando a empresa para sua recuperação. Ao mesmo tempo em que se identifica as causas, se combate os efeitos para possibilitar a preservação da entidade empresária.

Núcleo Reestruturação e Perfomance Empresarial
Núcleo Reestruturação e Perfomance Empresarial
Núcleo Reestruturação e Perfomance Empresarial

Reestruturação

Desenvolvemos ações voltadas para a gestão de crise, viabilizando a operação no curto e médio prazos, com foco na gestão do caixa e reestruturação de dívidas da empresa, através de soluções como:

Textura Núcleo - Reestruturação e Performance
Diagnóstico Empresarial
Avaliação da Estrutura de Capital

• Avaliação da Estrutura de Capital, Reestruturação e Renegociação do  Endividamento

Objetivo:

Diagnosticar a estrutura de capitais da sociedade, melhorar o aproveitamento da aplicação de recursos próprios e de terceiros na operação, bem como readequar as condições negociais junto a credores, em consonância às capacidades do negócio.

Como Funciona:

Através da avaliação econômico-financeira da sociedade e dos ativos envolvidos na operação, é possível promover um redesenho das medidas de gestão para atender aos interesses da empresa, sócios e partes relacionadas.

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Para tanto, se torna imprescindível a reunião da documentação contábil, financeira e societária da empresa, amparando-se também na perspectiva jurídica para o estabelecimento de estratégias negociais sólidas e com possibilidade de sucesso.

Resultados Esperados:

Reorientar a lógica empresarial, onde o valor gerado pelas aplicações nos ativos remunere o capital de terceiros e próprio, além de possibilitar lucratividade à empresa, buscando ou mantendo a sustentabilidade financeira, com a devida proteção do patrimônio do negócio.

• Recuperação Judicial e Extrajudicial

Objetivo:

Buscar a recuperação da sociedade empresária através do reescalonamento das obrigações contratadas junto a credores, criando fôlego de caixa e objetivando melhores condições de pagamento. Adequar e preparar a operação para o cumprimento do plano de recuperação, trabalhando também, em paralelo, a renegociação de débitos não sujeitos aos procedimentos.

Como Funciona:

Os processos de Recuperação Judicial e Extrajudicial devem ser utilizados como ferramentas acessórias de um processo maior de Reestruturação. Assim, sua utilização é precedida pela aplicação de diversas medidas que criarão as condições para o desenvolvimento de um bem sucedido plano de reestruturação.

 

A aplicação destas ferramentas demanda a utilização de equipes multidisciplinares, conferindo maior segurança ao cliente, de forma a possibilitar a adequada proteção dos ativos e o equilíbrio das forças negociais entre os polos credor e devedor.

Resultados Esperados:

Buscar um ambiente propício e seguro para a reestruturação do empresa, onde melhores condições de negociação possam ser atingidas e o foco na operação possa ser a prioridade.

Recuperação Judicial e Extrajudicial

• Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa

Objetivo:

Estabelecer controles, elaborar cenários e realizar projeções dos resultados econômicos e financeiros, visando maximizar o retorno do capital investido e contribuir com a execução do planejamento estratégico.

Como Funciona:

Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa é constituída pelos seguintes pontos:

•Elaboração do Fluxo de Caixa;

•Elaboração do orçamento anual e revisões;

•Acompanhamento diário do fluxo e mensal dos resultados, analisando as variações de orçamento x realizado;

•Apoio à tomada de decisão para a  destinação dos recursos financeiros;

•Análise dos indicadores econômico-financeiros.

Resultados Esperados:

Mitigar os riscos de falta de liquidez, aumento do endividamento, redução da rentabilidade e lucratividade da empresa.

Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa

• Programa de Prevenção de Perdas

Objetivo:

Prevenir e reduzir as perdas relacionadas à atividade fim do negócio.

Como Funciona:

•Entender qual é o funcionamento dos processos identificando os pontos de fragilidade que favorecem o surgimento das perdas;

•Realizar um mapeamento dos pontos vulneráveis, das causas e do tamanho das perdas que estas vulnerabilidades geram;

•Tornar as perdas conhecidas e mensurá-las;

•Desenvolver indicadores alvo e implementar o Programa de Prevenção/Redução de Perdas afim de evitar ou reduzir as perdas da Companhia, cujo principal foco são os estoques de produtos.

Resultados Esperados:

Aumentar a lucratividade do negócio com a redução dos custos e despesas com perdas, principalmente, relacionadas à atividade fim (estoques de produtos para revenda, ponto de venda, atendimento, entre outros).

Programa de Prevenção de Perdas
Estruturação Organizacional
Melhoria de Processos e Rotinas
Planejamento e Controle Comercial

• Estruturação Organizacional

Objetivo:

Definir e comunicar os papéis das áreas e pessoas, de forma a contribuírem para o alcance dos objetivos estabelecidos, visando a melhor estruturação do processo decisório.

Como Funciona:

A Estruturação Organizacional é constituída pelos seguintes pontos:

 

•Análise da estrutura atual e identificação dos problemas;

•Definição do modelo de estrutura organizacional que mais se adequa à estratégia da empresa;

•Definição do plano de ação para contemplar a mudança da estrutura organizacional;

•Comunicação da nova estrutura aos gestores e demais colaboradores.

Resultados Esperados:

Melhorar a eficiência e a produtividade da empresa através da organização dos seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis para o atingimento dos objetivos estabelecidos.

• Melhoria de Processos e Rotinas

Objetivo:

Tornar os processos e rotinas adequadamente alinhados ao atingimento dos objetivos do negócio.

Como Funciona:

•Entender as rotinas do negócio;

•Mapear os processos atuais ("As Is");

•Identificar os gargalos que possam tornar os processos e rotinas ameaças ao atingimento dos objetivos;

•Desenhar os processos e rotinas ideais com os ajustes e alterações necessárias ("To be");

•Validá-los com a Administração

•Formalizá-los (Políticas, Normas, Manuais);

•Implementá-los;

•Acompanhar.

Resultados Esperados:

Atingir as metas do negócio, ganho de produtividade, segurança da informação, melhoria na comunicação e retenção do conhecimento na Companhia.

Textura Núcleo - Reestruturação e Performance

• Planejamento e Controle Comercial

Objetivo:

Desenvolver a estratégia comercial da organização, com os desdobramentos dos objetivos, metas e ações a serem realizadas.

Como Funciona:

O Planejamento e Controle Comercial é constituído pelos seguintes pontos:

•Análise do mercado e novos potenciais;

•Definição dos objetivos de curto e médio prazos;

•Revisão das fontes de vantagem competitiva;

•Análise da força de vendas e canais de distribuição;

•Revisão da estratégia de precificação e condições comerciais;

•Definição de métricas indicadores de gestão da performance comercial;

•Melhoria do processo de gestão e alinhamento operacional (S&OP);

•Revisão das margens de contribuição dos produtos e clientes.

Resultados Esperados:

Melhoria na acurácia da previsão de vendas, redução dos níveis de estoque, melhoria na relação com clientes e fornecedores, maior integração entre as diversas áreas internas e maximização o retorno financeiro.

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