Reestruturação
Desenvolvemos ações voltadas para a gestão de crise, viabilizando a operação no curto e médio prazos, com foco na gestão do caixa e reestruturação de dívidas da empresa, através de soluções como:
• Diagnóstico Empresarial
Objetivo:
Identificar as principais causas das dificuldades enfrentadas pela empresa, realizando uma imersão nas estruturas econômica, financeira, patrimonial e estratégica do negócio, apontando medidas que visem à mitigação do cenário de crise.
Como Funciona:
O foco inicial do diagnóstico é desenvolver análises de cunho financeiro e econômico, identificando as origens e aplicações de recursos – receitas, custos, despesas e margens- de que forma isso impacta na geração de resultados do negócio e como ocorre sua conversão em caixa.
Posteriormente à análise econômico-financeira, é realizado um exame patrimonial: como ativos e passivos estão relacionados entre si, através da avaliação de contratos, natureza das garantias e a relação existente entre essas obrigações com o patrimônio da empresa e sócios. Ato contínuo, são realizados os diagnósticos microeconômico (pertinente ao setor de atuação do cliente), macroeconômico (como as atuais condições da economia influenciam no negócio) e estratégico (olhar panorâmico sobre as principais diretrizes organizacionais da empresa).
Resultados Esperados:
Identificar a origem dos problemas e apontar tanto medidas de caráter emergencial como de maior prazo de maturação, melhorando a imunidade do negócio e preparando a empresa para sua recuperação. Ao mesmo tempo em que se identifica as causas, se combate os efeitos para possibilitar a preservação da entidade empresária.
• Avaliação da Estrutura de Capital, Reestruturação e Renegociação do Endividamento
Objetivo:
Diagnosticar a estrutura de capitais da sociedade, melhorar o aproveitamento da aplicação de recursos próprios e de terceiros na operação, bem como readequar as condições negociais junto a credores, em consonância às capacidades do negócio.
Como Funciona:
Através da avaliação econômico-financeira da sociedade e dos ativos envolvidos na operação, é possível promover um redesenho das medidas de gestão para atender aos interesses da empresa, sócios e partes relacionadas.
Para tanto, se torna imprescindível a reunião da documentação contábil, financeira e societária da empresa, amparando-se também na perspectiva jurídica para o estabelecimento de estratégias negociais sólidas e com possibilidade de sucesso.
Resultados Esperados:
Reorientar a lógica empresarial, onde o valor gerado pelas aplicações nos ativos remunere o capital de terceiros e próprio, além de possibilitar lucratividade à empresa, buscando ou mantendo a sustentabilidade financeira, com a devida proteção do patrimônio do negócio.
• Recuperação Judicial e Extrajudicial
Objetivo:
Buscar a recuperação da sociedade empresária através do reescalonamento das obrigações contratadas junto a credores, criando fôlego de caixa e objetivando melhores condições de pagamento. Adequar e preparar a operação para o cumprimento do plano de recuperação, trabalhando também, em paralelo, a renegociação de débitos não sujeitos aos procedimentos.
Como Funciona:
Os processos de Recuperação Judicial e Extrajudicial devem ser utilizados como ferramentas acessórias de um processo maior de Reestruturação. Assim, sua utilização é precedida pela aplicação de diversas medidas que criarão as condições para o desenvolvimento de um bem sucedido plano de reestruturação.
A aplicação destas ferramentas demanda a utilização de equipes multidisciplinares, conferindo maior segurança ao cliente, de forma a possibilitar a adequada proteção dos ativos e o equilíbrio das forças negociais entre os polos credor e devedor.
Resultados Esperados:
Buscar um ambiente propício e seguro para a reestruturação do empresa, onde melhores condições de negociação possam ser atingidas e o foco na operação possa ser a prioridade.
• Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa
Objetivo:
Estabelecer controles, elaborar cenários e realizar projeções dos resultados econômicos e financeiros, visando maximizar o retorno do capital investido e contribuir com a execução do planejamento estratégico.
Como Funciona:
Gestão Orçamentária e Fluxo de Caixa é constituída pelos seguintes pontos:
•Elaboração do Fluxo de Caixa;
•Elaboração do orçamento anual e revisões;
•Acompanhamento diário do fluxo e mensal dos resultados, analisando as variações de orçamento x realizado;
•Apoio à tomada de decisão para a destinação dos recursos financeiros;
•Análise dos indicadores econômico-financeiros.
Resultados Esperados:
Mitigar os riscos de falta de liquidez, aumento do endividamento, redução da rentabilidade e lucratividade da empresa.
• Programa de Prevenção de Perdas
Objetivo:
Prevenir e reduzir as perdas relacionadas à atividade fim do negócio.
Como Funciona:
•Entender qual é o funcionamento dos processos identificando os pontos de fragilidade que favorecem o surgimento das perdas;
•Realizar um mapeamento dos pontos vulneráveis, das causas e do tamanho das perdas que estas vulnerabilidades geram;
•Tornar as perdas conhecidas e mensurá-las;
•Desenvolver indicadores alvo e implementar o Programa de Prevenção/Redução de Perdas afim de evitar ou reduzir as perdas da Companhia, cujo principal foco são os estoques de produtos.
Resultados Esperados:
Aumentar a lucratividade do negócio com a redução dos custos e despesas com perdas, principalmente, relacionadas à atividade fim (estoques de produtos para revenda, ponto de venda, atendimento, entre outros).
• Estruturação Organizacional
Objetivo:
Definir e comunicar os papéis das áreas e pessoas, de forma a contribuírem para o alcance dos objetivos estabelecidos, visando a melhor estruturação do processo decisório.
Como Funciona:
A Estruturação Organizacional é constituída pelos seguintes pontos:
•Análise da estrutura atual e identificação dos problemas;
•Definição do modelo de estrutura organizacional que mais se adequa à estratégia da empresa;
•Definição do plano de ação para contemplar a mudança da estrutura organizacional;
•Comunicação da nova estrutura aos gestores e demais colaboradores.
Resultados Esperados:
Melhorar a eficiência e a produtividade da empresa através da organização dos seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis para o atingimento dos objetivos estabelecidos.
• Melhoria de Processos e Rotinas
Objetivo:
Tornar os processos e rotinas adequadamente alinhados ao atingimento dos objetivos do negócio.
Como Funciona:
•Entender as rotinas do negócio;
•Mapear os processos atuais ("As Is");
•Identificar os gargalos que possam tornar os processos e rotinas ameaças ao atingimento dos objetivos;
•Desenhar os processos e rotinas ideais com os ajustes e alterações necessárias ("To be");
•Validá-los com a Administração
•Formalizá-los (Políticas, Normas, Manuais);
•Implementá-los;
•Acompanhar.
Resultados Esperados:
Atingir as metas do negócio, ganho de produtividade, segurança da informação, melhoria na comunicação e retenção do conhecimento na Companhia.
• Planejamento e Controle Comercial
Objetivo:
Desenvolver a estratégia comercial da organização, com os desdobramentos dos objetivos, metas e ações a serem realizadas.
Como Funciona:
O Planejamento e Controle Comercial é constituído pelos seguintes pontos:
•Análise do mercado e novos potenciais;
•Definição dos objetivos de curto e médio prazos;
•Revisão das fontes de vantagem competitiva;
•Análise da força de vendas e canais de distribuição;
•Revisão da estratégia de precificação e condições comerciais;
•Definição de métricas indicadores de gestão da performance comercial;
•Melhoria do processo de gestão e alinhamento operacional (S&OP);
•Revisão das margens de contribuição dos produtos e clientes.
Resultados Esperados:
Melhoria na acurácia da previsão de vendas, redução dos níveis de estoque, melhoria na relação com clientes e fornecedores, maior integração entre as diversas áreas internas e maximização o retorno financeiro.