• Diagnóstico Empresarial

Objetivo:

Um olhar aprofundado sobre os elementos chave da organização, seus drives de crescimento e quais obstáculos que impedem a geração de melhores resultados.

Como Funciona:

Através de anamnésias, são identificadas as inquietações de seus gestores e investidores, que deverão ser confrontadas com os resultados gerados e esperados e seus impactos financeiros, econômicos e patrimoniais, percorrendo e validando seu Planejamento Estratégico e as diretrizes da organização para a sua perpetuação.

Resultados Esperados:

Perpetuação do negócio, através do exercício frequente de questionar e entender o que afeta e afetará o negócio, tornando-o mais preparado para lidar com os desafios futuros.

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Núcleo Reestruturação e Perfomance Empresarial
Núcleo Reestruturação e Perfomance Empresarial

Soluções Customizadas

Compreendemos a realidade e necessidades de cada cliente para desenho e implementação de soluções específicas buscando maximizar os resultados das organizações, através de soluções como:

 
 

• Programa de Prevenção de Perdas

Objetivo:

Prevenir e reduzir as perdas relacionadas à atividade fim do negócio.

Como Funciona:

•Entender qual é o funcionamento dos processos identificando os pontos de fragilidade que favorecem o surgimento das perdas;

•Realizar um mapeamento dos pontos vulneráveis, das causas e do tamanho das perdas que estas vulnerabilidades geram;

•Tornar as perdas conhecidas e mensurá-las;

•Desenvolver indicadores alvo e implementar o Programa de Prevenção/Redução de Perdas afim de evitar ou reduzir as perdas da Companhia, cujo principal foco são os estoques de produtos.

Resultados Esperados:

Aumentar a lucratividade do negócio com a redução dos custos e despesas com perdas, principalmente, relacionadas à atividade fim (estoques de produtos para revenda, ponto de venda, atendimento, entre outros).

 

• Estruturação Organizacional

Objetivo:

Definir e comunicar os papéis das áreas e pessoas, de forma a contribuírem para o alcance dos objetivos estabelecidos, visando a melhor estruturação do processo decisório.

Como Funciona:

A Estruturação Organizacional é constituída pelos seguintes pontos:

 

•Análise da estrutura atual e identificação dos problemas;

•Definição do modelo de estrutura organizacional que mais se adequa à estratégia da empresa;

•Definição do plano de ação para contemplar a mudança da estrutura organizacional;

Comunicação da nova estrutura aos gestores e demais colaboradores.

Resultados Esperados:

Melhorar a eficiência e a produtividade da empresa através da organização dos seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis para o atingimento dos objetivos estabelecidos.

• Planejamento Estratégico

Objetivo:

Orientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento planejados, desenvolvendo a adequação entre os objetivos e recursos da empresa, acompanhando as mudanças e oportunidades de mercado.

Como Funciona:

O Planejamento Estratégico é constituído pelos seguintes pontos:

•Definição da visão e missão e valores da empresa;

•Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

•Definição da estratégia e objetivos estratégicos;

•Elaboração do Plano de Ação;

•Controlar e avaliar a implementação do Plano de Ação e atingimento dos objetivos estabelecidos.

Resultados Esperados:

Maior alinhamento da empresa, melhor conhecimento sobre os clientes e concorrentes, maior comprometimento dos colaboradores a atingir os objetivos traçados e maior eficiência na tomada de decisões.

 

• Plano de Negócio

Objetivo:

Descrever os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.

Como Funciona:

O Plano de Negócio é constituído pelos seguintes pontos:

 

•Sumário Executivo (resumo do Plano de Negócio);

•Avaliação Estratégica (Matriz SWOT);

•Análise de Mercado (estudo dos clientes, concorrentes e fornecedores);

•Plano de Marketing (produtos e serviços, preço, estratégias promocionais, estrutura de comercialização e localização do negócio);

•Plano Operacional (Layout, capacidade produtiva, processos operacionais e necessidade de pessoal);

•Plano Financeiro (estimativa de investimentos, capital de giro, demonstrativos de resultados e indicadores de viabilidade);

•Mitigar os riscos de falta de liquidez, aumento do endividamento, redução da rentabilidade e lucratividade da empresa.

Resultados Esperados:

 Minimizar os riscos na tomada de decisão do empreendedor/investidor, que se depara com a incerteza em aportar um investimento na abertura do negócio sem a compreensão de fazer isso da forma mais assertiva, dada a conjuntura mercadológica em que estará se inserindo. Facilitar a captação de recursos de terceiros apontando prazos de retorno e rentabilidade sobre o investimento.

 
 
 
 

• Avaliação de Empresas - Valuation

Objetivo:

Mensurar o valor de empresas e ativos, direcionando a tomada de decisão para aquisição ou venda dos mesmos. Pode ser utilizado, também, para avaliar, de forma periódica, a performance de negócios, assim como para resolver imbróglios judiciais.

Como Funciona:

•Reunião da documentação necessária: balanços patrimoniais, demonstrativos de resultado e caixa, informações micro e macro econômicas, construções realizadas junto aos gestores;

•Desenvolvimento da metodologia aplicável: fluxo de caixa descontado, múltiplos e/ou valor patrimonial;

•Análise de sensibilidade às variáveis utilizadas.

Resultados Esperados:

Definição do Valor Justo (Fair Value) da empresa/ativo em questão.

• Estratégias para Vendas, Fusões, Aquisições e Incorporações de Empresas

Objetivo:

Identificar, desenvolver e negociar oportunidades de combinações de negócios, com todo a musculatura técnica necessária, trazendo convicção a deliberações tão importantes.

Como Funciona:

Através do desenvolvimento de métricas de avaliação adequadas, potencialização dos efeitos sinérgicos de diferentes entidades, avaliação de riscos e criação de teses de investimento, são identificados momentos propícios e formas adequadas de iniciar um processo de M&A (Merge and Acquisitions).

Resultados Esperados:

Encontrar o Fair Value (Valor Justo), maximizando o retorno para os envolvidos no processo.

• Análise de Viabilidade de Investimentos

Objetivo:

Diagnosticar a viabilidade econômico-financeira de empreendimentos, orientando o cliente às melhores tomadas de decisão e possibilitando a captação de recursos para efetivação do projeto.

Como Funciona:

•Reunião das informações aplicáveis;

•Desenvolvimento das projeções econômico-financeiras;

•Verificação da viabilidade;

•Desenvolvimento do memorando para captação de recursos junto a investidores;

•Formalização do negócio.

Resultados Esperados:

Assegurar ao cliente a melhor tomada de decisão quanto à prossecução ou não do projeto, considerando variáveis econômicas, financeiras, mercadológicas e organizacionais, reduzindo riscos e aumentando os retornos potenciais.

• Remuneração Estratégica

Objetivo:

Desenvolver e implementar um modelo de remuneração focado na meritocracia e no reconhecimento de esforços, estimulando o aumento da produtividade e do bom desempenho de seus colaboradores.

Como Funciona:

O desenvolvimento da Remuneração Estratégica é constituído pelos seguintes pontos:

 

•Realização de um diagnóstico da estrutura organizacional e do modelo de remuneração atual;

•Validação dos vetores estratégicos do negócio;

•Definição dos aspectos estratégicos que estarão relacionados ao modelo de remuneração;

•Definição das premissas do modelo de remuneração a ser implementado;

•Validação, apresentação e implantação do modelo de remuneração, assegurando aspectos como transparência, funcionalidade e fácil operacionalização.

Resultados Esperados:

Retenção de talentos e atração de novos colaboradores, sem a necessidade de elevar os custos fixos, atrelando a remuneração ao atingimento dos objetivos estabelecidos pela empresa, visando aumentar o engajamento da equipe (devem se sentir parte integrante do negócio e saber de que forma contribuem para o alcance dos objetivos).

• Auditoria, Gestão de Riscos e Controles Internos

Objetivo:

Assessorar a alta administração na sua governança e garantir aos demais gestores que os processos sob sua responsabilidade se façam seguros, controláveis e eficazes, e, com isso, auxiliá-los a atingir seus objetivos e estratégias.

Como Funciona:

Através da revisão e entendimento dos processos da Companhia verificando se:

•Os riscos são adequadamente identificados e gerenciados;

•As informações financeiras, gerenciais e operacionais significativas são precisas e confiáveis e estão disponíveis no momento adequado;

•As ações dos colaboradores estão de acordo com as políticas, padrões e procedimentos, bem como com as leis e regulamentações pertinentes;

•Os recursos são adquiridos de maneira econômica, utilizados com eficiência e adequadamente protegidos;

•Os programas, planos e objetivos são alcançados;

•A qualidade e a melhoria contínua são incentivadas nos processos de controle da organização;

•Os assuntos significativos relacionados à legislação ou à regulamentação que impactem na organização, são identificados e resolvidos adequadamente.

Resultados Esperados:

Implementação das recomendações de auditoria afim de mitigar os riscos identificados (ameaças aos objetivos do negócio) visando maximizar os resultados da Companhia.

Aumentar a lucratividade do negócio com a redução dos custos e despesas com perdas, principalmente, relacionadas à atividade fim (estoques de produtos para revenda, ponto de venda, atendimento, entre outros).

• Suporte a Administradores Judiciais

Objetivo:

Apoiar a atuação do Administrador Judicial através do desenvolvimento de ferramentas e análises técnicas, contemplando principalmente os contextos econômico, financeiro e contábil. Enrobustecer o papel do Administrador Judicial para o correto e adequado cumprimento de suas atribuições junto à  administração de falências e recuperações judiciais.

Como Funciona:

Conforme a densidade e complexidade do trabalho, as soluções podem variar desde a elaboração de ferramentas de acompanhamento das atividades até mesmo a uma consultoria técnica para o correto desenvolvimento das atribuições do Administrador Judicial. Entre outras atividades destacamos algumas:

 

•Constatação Prévia;

•Análises Financeiras, Econômicas e Patrimoniais;

•Elaboração de RMAs;

•Elaboração e acompanhamento das Listas de Credores;

•Controle, gerenciamento e operacionalização de pagamentos a credores;

•Controle, acompanhamento e apuração de quórum e votos em AGCs.

Resultados Esperados:

Fornecer segurança técnica ao trabalho realizado pelo AJ, ampliando seu poder de análise e atuação à frente dos processos relacionados.

 
 
 
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